twitter icons

domingo, 20 de março de 2011

Maus tratos: Você é um Animal. Posso te envenenar quando me for inconveniente?


A denúncia

A pergunta que faço no título é um pouco estranha, mas vou explicar.

Estava lendo as notícias do nosso estado e me deparei com uma matéria/denúncia publicada pelo conceituado fotojornalista Canindé Soares em seu site (www.canindesoares.com).

A denúncia dava conta da matança de gatos no Condomínio Alameda dos Eucaliptos. A morte dos animais estaria acontecendo por envenenamento. O mais triste é saber que vitimou três fêmeas, além de seus filhotes de aproximadamente 20 dias que estão correndo o risco de morrer.

Vamos raciocinar:

Racionalidade: “O Nosso Mundo Animal”

O Planeta terra é um ambiente em que conseguimos viver, respirar e usar os recursos naturais; Somos animais e convivemos com outras espécies; O que nos diferencia dos outros animais é nossa racionalidade.

Essas frases nos remetem ao pensamento de uma possível superioridade do ser humano. É fato que na nossa contemporaneidade dominamos as tecnologias e controlamos, com nossa inteligência e técnicas desenvolvidas durante anos, os outros animais.

Com essa afirmação faço uma indagação: Por que matar animais já que podemos controlá-los?

Essa é uma pergunta cuja resposta é subjetiva. Cada pessoa, devido a sua cultura e influências do meio, poderá pensar de uma forma diferente. Porém, devemos nos perguntar: Será que matar os animais é correto? Será que gostaríamos de ser envenenados, maltratados, jogados na rua, chutados e pisoteados? Acredito que não.


Somos seres Biopsicossociais, sexuais e convivemos com a natureza.

As semelhanças entre o ser humano e os outros animais são muitas. Essas semelhanças podem ser tanto biológicas, no sentido da manutenção da vida através da respiração, alimentação, digestão, quanto sociais. Os outros animais também possuem vida social e sexual. É fato.

A diferença nisso é que conseguimos criar cidades, diminuir as doenças com o movimento higienista e desenvolver técnicas para prevenir e tratar as zoonoses. Usamos nossa racionalidade.

Agora, depois de anos, se deparar com imagens como essa de maus tratos a animais onde existem, além de conhecimento, leis apropriadas para punir, é repensar essa racionalidade.

Os condomínios, os animais domésticos e os “animais de rua”

A presença de animais em condomínio nada mais é do que o reflexo das estatísticas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos brasileiros têm algum bicho de estimação em casa.

A presença deles é sempre discutida nas assembléias devido à falta de cuidado com que alguns donos têm com os seus animaizinhos e muitas vezes os cuidadosos acabam “pagando o pato” pelo descuido dos outros.

Entre as reclamações estão as fezes dos animais, que geralmente ficam expostas e, dependendo do caso, podem ocasionar uma zoonose e ser transmitida para o humano.

O que acontece é que existem muitos animais, principalmente gatos de rua, que entram nos condomínios sem serem notados e acabam sendo confundidos com animais domésticos. Esses animais geralmente não têm acompanhamento veterinário e podem realmente ser proliferadores de algumas doenças. Mas não se pode simplesmente eleger os animais como inimigos e “sair matando” como um "Hitler" no campo de concentração.

O correto é procurar o dono do animal para tentar alertá-lo sobre os ocorridos. Caso não consiga um acordo, procurar o Síndico/administrador do condomínio. Esse administrador deve ser uma pessoa que tem um perfil conciliador, mediador e não promover intrigas entre os moradores. O Administrador também deverá ter a sensibilidade para diferenciar cada caso. Esse trabalho deverá ser feito constantemente, pois a possibilidade de um animal de rua entrar em um condomínio é muito grande. A título de sugestão, o síndico poderia eleger uma comissão, ou equipe, para cuidar da fiscalização e controle desses animais. Na descoberta de animais de rua, esses devem ser levados para o Centro de Zoonoses ou para a adoção (recomendo).

Os Centros de Zoonoes, ao receberem os animais, realizam exames, vacinas contra raiva e ficam aguardando a adoção.

Procure a Secretaria de Saúde da sua cidade.

Em Natal deve-se procurar a Secretaria de Saúde para orientações pelo telefone 4006-6600 ou pelo email sms@natal.rn.gov.br.

Em Parnamirim, que foi o ocorrido da denúncia, também deverá buscar orientações pela Secretaria de Saúde no telefone (84) 3644-8100.

Lei de Crime Ambiental

Existe lei específica para as questões de maus tratos a animais. A lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98, salvo revisão, estipula pena de três meses a um ano e multa para os crimes contra a vida ou maus tratos.

sábado, 19 de março de 2011

Como marcar uma consulta em Psicologia

Alguns internautas estão me perguntando como é possível marcar uma consulta para atendimento em Psicologia.

Como vocês sabem, além de Jornalista, sou Psicólogo formado pela FARN e atuo no atendimento individual, plantão psicológico e trabalho voltado para grupos.

Para entrar em contato comigo:
Telefone: +55 (84) 9129-9601 (Horário Comercial)
Email: willen@farn.br (para dúvidas sobre horários de atendimento)
Veja a logo do meu cartão Virtual

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfzzMReNwq1Jacyg4pEw7MRjZawiAiNspexxL9IKEVDEjt4uby_RUqFcjrErVm8XMRX2JPP4dumtZN4uvsU1Ub108E-DepA6CwNmKptG2yDkUrws_rWfBZB-QsVbnOGTvBIY1WZZ4rfvId/s1600/willen.png 

sexta-feira, 11 de março de 2011

2012: Ficção ou Realidade?

Quem assistiu ao filme 2012, distribuído pela Columbia Pictures, ficou, pelo menos, intrigado com a data que se aproxima. 

A questão é que o filme faz referência aos povos Maia e ao seu calendário de contagem longa. Os povos Maia possuem um calendário que, segundo eles, é possível prever mudanças na terra. Eles descrevem essas mudanças como eventos cíclicos, ou seja, sempre ocorrem algumas mudanças e essas se repetem com o passar dos anos.

As cenas do filme 2012 são chocantes, pois descrevem um possível aquecimento do núcleo da terra que ocasiona um deslocamento da crosta terrestre e uma série de catástrofes naturais como erupções solares, vulcânicas, terremotos de grande magnitude e tsunamis com enormes ondas atingindo a costa de cada continente da terra. 

O filme mostra o que seria a Escatologia, ou simplesmente o fim da raça humana, ou “o fim do mundo”.

O terremoto de 8,9 de magnitude que atingiu o Japão na manhã desta sexta(11), gerou um tsunami com ondas de até 10 m de altura, varreu casas, navios, carros e aviões do aeroporto de Sendai, na ilha de Honshu, causou ao menos 288 mortes e muita destruição.

No ano passado, o Chile foi alvo de um tremor com magnitude 8,8, quase a mesma que atingiu o Japão esta manhã e também ocasionou um tisunami, deixando muitos desabrigados e gerando muitos estragos.

Em 2004, um megaterremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa do oceano índico,  principalmente na província de Aceh(Indonésia) e também desencadeou um tsunami que matou cerca de 226 mil pessoas entre o Sri Lanka, Tailândia Indonésia e outros países.

Vale salientar que são comuns esses acontecimentos nos países citados, inclusive as escolas ensinam técnicas de como agir caso haja um terremoto ou tsunami. Porém, o que mais assusta, além das “previsões” do filme 2012, é o aumento da magnitude dos terremotos. Os abalos sísmicos estão cada vez mais aumentando. Para se ter uma idéia o terremoto que atingiu o Japão foi considerado o maior da história do arquipélago e um dos 7 maiores. 

Vendo as imagens dessa catástrofe é inevitável não realizarmos uma comparação com o filme.

Não posso afirmar que há uma relação do calendário Maia com as mudanças climaticas que hora passamos e nem com as últimas catástrofes naturais, porém, vale a pena refletir.

Pesquisei algumas imagens na internet e fiz a comparação. Veja:

Imagens do Filme 2012
http://i.ytimg.com/vi/r2pRfu3FAK4/0.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipsexpoy5Sl4mjOtiYPDcPEfZh0IrcUQcYi11A10K9SSb75_2UQKenqljdPXneoI3VG5Ryxatx7UPKVli6msLeHWmeAmKFIEGVvgPLrzAXlPNHTDmIiQn3h7dWXwWry2hcGn4vgTe8CXk/s1600/2012DIV_TL.jpg
http://www.cinepop.com.br/fotos2/2012_17.jpg 
http://cinema10.com.br/upload/2012_5.jpg 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg13ahSxQQuUr48NNWjyawHboIiUe1QE3ybp60MgvZdl3Uoz65dBMJmvqZ33qxvHoX916XMZ2C38vWN-iqP0S1n76JOCqkT7Ex4GP1T3FyRB0F1jHyWbx4zKL6qA_fJFeJT0RM04pIjacY/s640/hr_2012_7.jpg 

 Veja as imagens (portal G1) do Terremoto e Tsunami que atingiu o Japão esta manhã:

terça-feira, 1 de março de 2011

Thaisa Galvão escreverá para o New York Times?

O Blog de Thaisa Galvão, muito conhecido e acessado no estado do RN, terá uma novidade.
A Jornalista e blogueira do thaisagalvao.com.br iniciará seus trabalhos no Jornal mais conhecido do Mundo, o The New York Times.

O convite foi feito pessoalmente por Janet L. Robinson, presidente do The New York Times Company.

Na ocasião, elas conversaram e acertaram os últimos detalhes. A blogueira receberá uma quantia de um milhão de dólares a cada 40 dias, prática comum nos jornais de New York e fará matérias sobre jornalismo, Brasil e Rio Grande do Norte.

Outros blogueiros e jornalistas do estado estariam sendo sondados pelo jornal como Ana Ruth (Panorama Político), Laurita Arruda, Marcos Dantas, Willen Moura, Diógenes Dantas, Robson Carvalho e Robson Pires.  

Porém, tudo isso não passa de uma mentira de 1º de Abril. Apesar de Thaisa Galvão ter total competência para assumir tal responsabilidade, essa foi uma maneira de descontrair e homenagear os jornalistas do nosso estado.

Esses jornalistas que de forma tão árdua fazem seu trabalho de trazer a verdade.
Parabéns a vocês e bom 1º de Abril.