twitter icons

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Telemedicina: RN terá diagnósticos cardiológicos com apoio à distância

A telemedicina

Eu conhecia essa tecnologia utilizada para fazer diagnósticos precisos e rápidos à distância, onde os socorristas fazem o exame rapidamente, em segundos e esse é enviado por bluetooth e celular para uma central para ser analisado o atendimento e a intervenção mais indicada para cada caso.Ficava imaginando como o governo ainda não havia pensando em implantar esse sistema que é rápido e pode salvar muitas vidas, mas temos que parabenizar pela iniciativa.

Veja: 

O Rio Grande do Norte é o único Estado da União onde a Telemedicina para cardiologia (tele-eletrocardiograma) é uma política de Estado. A governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, participa do lançamento do sistema nesta sexta-feira (29), às 9h, na sede da Associação Médica do RN, AMRN, no bairro Tirol, em Natal, entidade pública e sem fins lucrativos, parceira do sistema com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

O funcionamento é simples. São feitos os procedimentos clínicos básicos nos municípios com um paciente com suspeita de cardiopatia. O equipamento faz o eletrocardiograma que é enviado em tempo real via internet. Na Central de Telemedicina (CTM), ao analisar os exames recebidos em tempo real por um especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade, o paciente já chega direto no hospital, e é logo atendido sem burocracia.

         O serviço já está em operação e tem cobertura em todos os municípios do RN. Não se trata de um simples eletrocardiograma (ECG). É um sistema com um cardiologista nas 24h do dia, através de um serviço de 0800 para oferecer suporte ao diagnóstico e tratamento aplicado pelo médico generalista, que está na ponta do atendimento nas unidades básicas de saúde, diante de um paciente com cardiopatia.

Essa estrutura garante que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos Postos de Saúde que não dispõem de médicos especializados, sejam encaminhados para a Central da Telemedicina (CTM) que responderá em questão de minutos, com seus respectivos laudos.

         O sistema ameniza a carência na prestação do serviço de cardiologia no RN, por contar com um cardiologista de plantão na Central de Telemedicina, CTM, que envia os resultados dos exames dentro de, no máximo, 15 minutos, via fax ou e-mail, juntamente com laudo do ECG. Além disso, os exames ficam gravados em um servidor no CTM, desse modo, ao ser repetido o ECG, poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente e realizar com eficiência o acompanhamento do paciente.

O atendimento consiste na utilização de tecnologias da informação e comunicação para transmitir exames e, principalmente, para permitir a troca de informações entre o médico do município, com um especialista que pode tirar dúvidas e auxiliar no atendimento ao paciente.

Outro ponto positivo do serviço é que ele possibilita auxílio no diagnóstico do paciente com cardiopatia, sem a necessidade de deslocamento para outros centros de saúde. Ou seja, acaba a "ambulancioterapia" de um município para outro, pois o diagnóstico será dado em minutos e os procedimentos já começam no próprio município.

Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com total confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas, dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.

Veja a opção de Filme no Moviecom de 29/04 a 05/05

Sala PRAIA SHOPPING 1 - A GAROTA DA CAPA VERMELHA-LEG (WARNER)
Suspense - Legendado - 14 Anos - Duração: 100min. 

http://www.baixarfilmesdownload.net/wp-content/uploads/2011/04/poster-16.jpgValerie é uma bela garota ligada a dois homens. Ela é apaixonada pelo melancólico forasteiro Peter,  porém seus pais a prometeram em casamento ao abastado Henry. Inconformados com a situação, Valerie e Peter planejam fugir, até que tomam conhecimento de que a irmã mais velha de Valerie foi morta pelo lobisomem que vaga pela escura floresta que rodeia o vilarejo onde moram. Quando o padre Solomon, um famoso caçador de lobisomens, aparece com a intenção de matar o monstro, isso provoca consequências inesperadas: descobre-se que o lobisomem assume forma humana durante o dia, podendo ser qualquer um da cidade. Valerie, então, começa a desconfiar que o lobisomem pode ser até mesmo alguém que ela ama. 

Sex, Seg. à Quinta-Feira: 15h25 - 17h30 - 19h35 - 21h40
Sáb, Dom, Feriado: 15h25 - 17h30 - 19h35 - 21h40 

Breve trarei outras opções como RIO e HOP - Rebelde Sem Páscoa

Informações da Assessoria de Imprensa

Transforme-se/Cosern se apresenta semanalmente no Buraco da Catita

O reduto dos apaixonados pelo samba e pelo "chorinho" da Capital Potiguar, o Buraco da Catita, também está sendo palco de um dos grupos de ressocialização mais conhecidos da cidade: o Transforme-se/Cosern. Todas as quintas e sextas-feiras as reeducandas do projeto estão levando para os visitantes do Espaço Cultural as belezas do artesanato potiguar, que são confeccionadas pelas próprias detentas do complexo Penal Dr. João Chaves.

Semanal mente, as bolsas, carteiras, brincos e outras peças de bijuterias, além de roupas, item novo na linha de produção do Tranforme-se/Cosern, estão sendo expostos no estande de vendas do local. Os preços dos produtos são os mais variados, tendo em vista que 100% das peças negociadas no estande são únicas, ou seja, exclusivas. Crochê, bordados em predaria, bordado a mão e fuxico são algumas das culturas utilizadas pelo projeto na produção dos materiais.

O Espaço Cultural do Buraco da Catita funciona nas noites de quinta-feira a sábado, na Travessa José Alexandre Garcia, 95 - Ribeira.

CONHEÇA O TRANSFORME-SE/COSERN

Criado em 2005, o projeto Transforme-se/Cosern tem como objetivo a ressocialização de detentas do complexo Penal Dr. João Chaves através da arte. A iniciativa é fruto do trabalho do Instituto FAL com o patrocínio da Cosern e Governo do Estado, por meio dos benefícios da Lei Estadual de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo, em parceria da Faculdade de Natal e da Secretaria de Justiça e Cidadania - SEJUC.