twitter icons

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Síndrome de Asperger: "O gênio solitário"

Imagem: Somosvidaysalud
Como prometido estou repassando algumas informações sobre Transtorno Global do Desenvolvimento(TGD). 

A Síndrome de Asperger é um desses transtornos e que intriga cientistas devido a suas características peculiares. Asperger é, segundo alguns estudiosos, uma variante do autismo (há quem discorde). E o mais impressionante nessa síndrome, diferentemente das demais da TGD, é que o indivíduo vive em um mundo e ao mesmo tempo "não faz parte" dele. É um pouco difícil de explicar mas é em minhas palavras é como se vivesse metade em seu mundo particular(interior) e metade no mundo exterior. O que complica mais ainda a vida de quem tem esse transtorno é o fato de aparentar ser uma pessoa normal. Isso causa um certo desconforto pois a sensação é de não se encaixar em nenhum grupo e ao mesmo tempo consegue, mesmo que de forma difícil, fazer parte de muitos grupos. 

Um vídeo do Fantástico tentou de uma forma bem simples explicar a Síndrome de Asperger. A reportagem trouxe uma forma mais "romântica" dessa variante do autismo, colocando os indivíduos como gênios. É bem verdade que indivíduos acometidos por Asperger mostram-se com desenvolvimento elevado em alguma área, podem decorar textos, datas e informações de uma forma impressionante, mas a vida social delas em alguns casos fica comprometida é o que costumo chamar de "o gênio solitário".

Veja o vídeo do Fantástico, inclusive com um norteriograndense Cleonilson que faz cálculos rápidos. Em seguida um depoimento de um jovem com Asperger(Legendado)  



Depoimento: