twitter icons

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Varela Santiago: é preciso repensar as verbas

http://www.nominuto.com/_resources/files/_modules/news/news_35032_big_200907181201014731.jpgA palavra Luta é o que define a “vida diária” do Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS).

Tive o prazer de vivenciar por alguns meses a realidade de um Hospital que se mantêm pela força de vontade e empenho de um homem, Dr. Paulo Xavier e uma equipe, que vem tentando
incansavelmente conseguir apoio do poder público e de empresários para manter uma estrutura que é referência em atendimento infantil.

Muitas mães depositam no Varela a esperança da cura de suas crianças. Toda uma estrutura é colocada à disposição dos pacientes. Médicos, voluntários, Psicólogos, Enfermeiros, Pedagogos, Técnicos e colaboradores se empenham em desenvolver um atendimento condizente com a marca de competência do HIVS.

Para manter toda essa estrutura é necessário um apoio financeiro elevado. Por esse motivo recentemente recebi a má notícia do possível fechamento das neurocirurgias principalmente por questões financeiras.

O Governo do Estado é um dos apoiadores do Varela Santiago. Segundo informações repassadas pelo Secretário de Saúde, o estado contribui com algo em torno de R$ 490 mil reais por mês sendo 130 mil só com pessoal, além de plantões, gases medicinais, Serquip- manutenção de equipamentos de UTI.

É fato que não se pode culpar o governo ou o município pelas dificuldades, pois o que está acontecendo é um aumento na demanda do Hospital, porém, é necessária a sensibilidade do poder público em entender esse momento e repensar os valores e repasses, além de uma forma de resolver o imbróglio sem que o Hospital tenha que se sujeitar e fazer apelo à imprensa todas as vezes que chega nessa Situação.

Vamos Aguardar.