twitter icons

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Boa Iniciativa: MP recomenda fiscalização do serviço de panfletagem na capital

http://www.mp.rn.gov.br/mostra_imagem.asp?id=1532
A distribuição de panfletos nos cruzamentos de ruas e avenidas da capital devem ser fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). É o que recomenda o Promotor de Justiça João Batista Machado Barbosa. A Recomendação orienta que a Semurb exerça o poder de polícia ambiental relativo à distribuição, licenciamento e fiscalização da atividade no plano ambiental. E autue pessoas físicas e jurídicas que exerçam a atividade de forma irregular.

Desde 2010, a Lei Municipal 6.133/2010 atribuiu à Urbana o poder de conceder, mediante o pagamento de tarifa, “permissão” para que empresas particulares façam a distribuição manual de panfletos. O que não impede que a Semurb exerça a fiscalização do serviço, concedendo o devido licenciamento ambiental.


Segundo o Promotor de Justiça, “a Urbana somente pode ter interesse nesse tipo de publicidade quando ela for executada de forma incorreta pela empresa interessada, quando os panfletos são jogados e fiquem nas ruas e praças, provocando sujeira”, disse.


Em uma audiência realizada pela 41º Promotoria de Justiça no mês de julho, representantes da Urbana afirmaram que apesar da Lei estar  vigente há quase um ano, o órgão não fiscaliza panfletagem em Natal por falta de estrutura física. Já a Semurb afirmou que a fiscalização seria uma competência da Urbana segundo a Lei Orgânica do Município e, por isso, não fiscaliza a distribuição dos panfletos.


O impasse gerou um grande número de pessoas distribuindo livremente o material nos cruzamentos de diversas ruas e avenidas em Natal, provocando sujeira nas áreas.


Com a Recomendação, a Semurb terá 10 dias para encaminhar relatório à Promotoria de Justiça, com as medidas tomadas. A omissão pode caracterizar crime ambiental e culminar numa pena que varia de um a três anos de detenção, além de multa.


Para ler a íntegra da Recomendação
clique aqui.

Minha Casa: apartamentos serão sorteados nesta sexta

A Prefeitura de Parnamirim vai entregar, nesta sexta-feira (22), os primeiros apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Norte. O Residencial Nelson Monteiro, localizado no bairro do Vale do Sol, é composto por 352 apartamentos distribuídos em 22 blocos de quatro andares, cada um com 16 unidades.

Depois de muita expectativa, os futuros moradores do residencial vão saber, finalmente, em que apartamento e bloco vão morar. O sorteio que definirá as locações será realizado às 9h, pela Prefeitura de Parnamirim e a Caixa Econômica Federal, no ginásio poliesportivo do bairro de Emaús.

O residencial foi batizado de Nelson Monteiro em homenagem ao primeiro fotógrafo da Prefeitura de Parnamirim. O filho dele, Nelson Monteiro Júnior, seguiu os passos do pai e é fotógrafo lotado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

O empreendimento está localizado por trás da rua onde está sendo construído o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) em Parnamirim. O acesso é pela BR-101.

A assinatura dos contratos dos 352 apartamentos será realizada nos dias 8, 9 e 10 de agosto, no auditório do Centro Administrativo de Parnamirim. Esta será a última etapa antes da entrega oficial das unidades, prevista para a primeira quinzena de agosto.

Parnamirim detém, atualmente, 47% do total de empreendimentos do Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Norte. Os imóveios do programa são destinados à população com renda máxima de três salários mínimos.

O próximo empreendimento a ser entregue no município é o Residencial Valdemar Rolim, com 496 unidades, no bairro de Passagem de Areia. Juntos, os dois empreendimentos vão totalizar 848 unidades habitacionais

RN10: Família do taxista desparecido faz novo apelo (Vídeo)

Na semana passada a nossa equipe esteve na casa do taxista de 55 anos, João Batista da Silva, que desapareceu a mais de uma semana quando foi fazer uma corrida com destino a São Gonçalo do Amarante. O seu carro foi encontrado com algumas manchas de sangue, mas a vítima não foi encontrada.

Nove dias se passarem e a pedido dos familiares a nossa equipe retorna ao domicílio da vítima para que os familiares possam fazer mais um apelo, veja o vídeo aqui.

Fonte: RN10