Li essa matéria no Folha Ciência e achei bem interessante. Fala sobre a descoberta de mais uma mutação, onde os indivíduos não apresentam impressão digital.
Veja a matéria na íntegra:
Cientistas identificaram a mutação genética que faz com que algumas pessoas não tenham impressões digitais.
Todo indivíduo tem uma exclusiva --até mesmo entre gêmeos idênticos--, que é definida durante a formação do feto, o que torna a identificação pessoal muito mais precisa.
Segundo o estudo realizado por Eli Sprecher e colegas da Universidade Tel Aviv (Israel), o gene SMARCAD1 é responsável por essa anomalia e seus portadores não apresentam nenhuma impressão digital nos dedos --a síndrome de Nagali.
A pesquisa envolveu membros de três famílias que apresentam essa característica rara. E todas a três gerações apresentaram a variação do gene SMARCAD1.
A descoberta pode ajudar a criar uma técnica que faça com que as impressões digitais se desenvolvam naturalmente em quem não as têm.
A função biológica das impressões digitais ainda é controversa. Estudos recentes sugerem que elas reduzem a fricção entre a pele e a superfície e aumentam a sensibilidade do toque.
O estudo está publicado no "The American Journal of Human Genetics".
Nenhum comentário:
Postar um comentário