Além do autismo, destacado em uma outra postagem deste blog, a Síndrome de Rett é um Transtorno Global de Desenvolvimento que é preocupante para a interação social e para a vida futura da criança. Esse Transtorno acomete mais quase que exclusivamente as meninas.
Como ocorre?
Imagem: Divulgação |
Segundo minha pesquisa, a Síndrome é uma anomalia em um gene que ocasiona desordens neurológicas, compromete com o tempo funções intelectuais e motoras, além de causar dependências e alterações de comportamento.
Entre os sintomas pode-se observar:
- Diminuição do desenvolvimento psicomotor;
- Diminuição, também, do crescimento craniano, podendo levar a uma microcefalia;
- Perda do uso das mãos causando movimentos repetitivos como apertar, esfregar, bater palmas;
- Perda de vocábulos, ou palavras adquiridas aprendidas;
- Problemas de comunicação e raciocínio;
- Distanciamento Social
- Problemas respiratórios em vigília como apneia, hiperventilação (aumento na quantidade de ar enviado para os pulmões na respiração), aerofagia (“comer o ar”);
- Distúrbios do sono;
- Alterações na visão: Doença da retina, atrofia óptica e catarata;
- Dano cerebral antes ou após o nascimento.
Tratando e “Cura” da Síndrome de Rett
O biólogo Alysson Muotri é, segundo minha pesquisa, um Biólogo brasileiro com pós-doutorado em Neurociências no Instituto Salk em San Diego, Califórnia. Ele é responsável por um estudo de um grupo de cientistas que conseguiu “curar” um neurônio autista, estudo esse que foi baseado justamente na Síndrome de Rett o que poderá proporcionar a longo prazo uma possível cura real.
O Psicólogo é um dos profissionais que pode diagnosticar a Síndrome, sendo importante a Psicoterapia, além da intervenção de um terapeuta ocupacional e Fisioterapeuta.
Não há propriamente uma cura para a Síndrome e os pais devem procurar ajuda especializada desde cedo pois será de suma importância a intervenção precoce para o desenvolvimento da criança.
Já que não atuei diretamente (atuei como observador) com pacientes com "Rett", busco sempre estar atualizado e preparado para qualquer situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário